O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa incentivar a formação de novos docentes para a educação básica (Foto: Departamento de C

UNITAU realiza apresentação dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Link curto: https://unitau.me/4baq5ED

26/04/2024 10h43

Bolsa de estudo, Graduação, PIBID, Pedagogia, Ciências Sociais e Letras

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, na manhã deste sábado (27), a apresentação dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O evento, que será realizado no Auditório UNITAU, contará com a participação de alunos bolsistas e professores supervisores.

O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa incentivar a formação de novos docentes para a educação básica. O programa garante bolsas aos alunos e professores envolvidos e tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Ao todo na UNITAU, 107 alunos fazem parte do programa que visa o estímulo à formação docente. “Essas bolsas diminuem a evasão das licenciaturas, e possibilitam a esses bolsistas a possibilidade de realizar seus aprendizados em uma situação segura, supervisionada e tendo uma renda para isso”, destaca a coordenadora do PIBID, Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.

As apresentações dos trabalhos serão uma oportunidade para os bolsistas compartilharem suas experiências e aprendizagens com a comunidade acadêmica. Os trabalhos envolvem diversos cursos de graduação como Pedagogia, História, Letras, Educação Física e Biologia.

A estudante do 5º semestre de História, Marina Parede Félix, destaca que a experiência no programa foi decisiva para que ela prosseguisse a graduação. “Para mim, estar presente nesse projeto mudou o meu olhar e sensibilizou a minha formação, ter por perto supervisores capacitados e dispostos a me ajudar, fez com que todo o percurso fosse mais leve e proveitoso. O programa me mostrou a realidade vivenciada por professores de escolas públicas, as dificuldades, as obrigações, a rotina e principalmente a satisfação eminente em estar na sala de aula como professores, esse primeiro contato com os alunos e gestores das escolas foi essencial para o meu futuro como docente”, finaliza.