Comunidade participa do 'UNITAU na sua vida' durante a 72ª Semana Monteiro Lobato | Foto: Elifas Magalhães / ACOM-UNITAU

'UNITAU na sua vida' promove saúde, bem-estar e lazer para a comunidade durante a 72ª Semana Monteiro Lobato

Link curto: https://unitau.me/4b3lfsK

26/04/2024 11h10 ⋅ Atualizada em 26/04/2024 11h20

Show da Física, Semana Monteiro Lobato, Comunidade, Graduação, Aluno, UNITAU na sua vida, Extensão, ODS ONU

Famílias tiveram a oportunidade de se divertir e aprender durante a programação do ‘UNITAU na sua vida’ na 72ª Semana Monteiro Lobato. Os estandes da Universidade de Taubaté (UNITAU) reuniram sete projetos de extensão, que ofereceram serviços ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a comunidade.

O projeto “Educando em saúde com amor: hospital do ursinho” ensinou como funcionam os atendimentos médicos e odontológicos de uma forma lúdica. “Se a criança tem medo de médico, dentista e outras especialidades, a gente trabalha esse medo através do lúdico, brincando. E proporcionando melhor saúde e qualidade de vida para a criança”, explica a universitária Laura Borges, do 5º semestre do curso de Nutrição.

Outra atividade que ensinou sobre saúde foi o “Educação em saúde bucal”, com um ponto de atendimento móvel para os pequenos. “Estamos aqui para mostrar para as crianças que uma boa saúde bucal e uma boa escovação é importante para a vida inteira”, comenta Gabriela Matos Oliveira, universitária do 3° semestre do curso de Odontologia.

Porém para garantir um bem-estar físico é preciso uma boa alimentação e o projeto “Horta na escola” mostrou para as crianças de onde vêm os alimentos que elas consomem. “Estamos ensinando como funciona a plantação dos alimentos, e a importância de uma alimentação saudável, incentivando-as a consumir produtos mais orgânicos e saudáveis”, explica a universitária Bruna Moreira Souza, do 6° semestre do curso de Medicina Veterinária.

Outro projeto que orientou as crianças e consequentemente as famílias, foi o “Prevenção de acidentes na infância”, que de uma forma divertida remontou cenários de risco com brincadeiras. “Ensinamos crianças de três a seis anos sobre o trânsito, atravessar a rua, alimentação, engasgo e afogamento. É importante focar na realidade das crianças e assim de uma forma muito lúdica transmitir a mensagem para eles do cuidado ", comenta Lariane Rodrigues Azevedo, aluna do 6° semestre do curso de Enfermagem.

Crianças participam do Show da Física na 72ª Semana Monteiro Lobato | Foto: Helena Moraes / ACOM-UNITAU

Além dos projetos de extensão, o evento também contou com a exposição das peças do Museu do Corpo Humano, que como sempre ficou rodeado por pessoas atentas. Já o Show da Física, realizado pela Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, que encantou a criançada com atividades práticas, como o disco de Newton, circuito elétrico e outras atividades que mostra a presença da Física na rotina das pessoas. “Trouxemos alguns experimentos do Show da Física para mostrar que principalmente a física está em tudo, inclusive nos parques, nos nossos cotidianos”, explica a professora.

O espaço oferecido pela Universidade no evento também valorizou a criatividade e o protagonismo, especialmente das crianças. A Editora UNITAU, por exemplo, promoveu um concurso de desenho com o tema livre, onde as crianças puderam se expressar e trazer ainda mais cor para o ‘UNITAU na sua vida’. Já o projeto “Contos e encantos” estimulou a imaginação, coordenação motora, linguagem oral e a leitura.

Criatividade e imaginação tomando forma no concurso de desenho da Editora UNITAU | Foto: Elifas Magalhães / ACOM-UNITAU

UNITAU na sua vida

A campanha ‘UNITAU na sua vida' faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Universidade de Taubaté e tem como objetivo reunir os projetos de extensão da UNITAU e prestar serviços de saúde, bem-estar, lazer e informação para a comunidade. Além de levar conhecimento para a população, a extensão universitária também possibilita o intercâmbio de saberes, em que os estudantes também podem aprender com as pessoas, refletindo em temas relevantes e de interesse social para a aplicabilidade na ciência e vise-versa. Isso demonstra, portanto, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

50 anos, UNITAU na sua vida.

Amanda Ávila