Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Exatas / Engenharia Mecânica
Engenharia Mecânica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 10 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2019: manhã/20

Período/Vagas para 2019: noite/120

Ano de Reconhecimento: desde 1966

FIES: *exceto matutino

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 490/14 de 02/12/14

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 490/14 de 02/12/14

Ao longo de 10 semestres, os alunos de Engenharia Mecânica da UNITAU contam com 18 laboratórios especializados para auxiliar no ensino de qualidade. Com uma grade curricular preocupada em atender às necessidades do mercado de trabalho, o futuro Engenheiro Mecânico tem, durante o curso, disciplinas que atendam às competências de atuação nas áreas da mecânica aplicada, termodinâmica aplicada, fenômenos de transporte e tecnologia mecânica. Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.

TEORIA

Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica realizam importantes estudos na área, que vão desde projeto mecânico, processos de fabricação, sistemas de geração, distribuição e aplicação de energia.

PRÁTICA

Com o objetivo de ampliar o conhecimento obtido em sala de aula, alunos e professores participam do projeto e da fabricação de veículos off-road: os mini-bajas. A grade curricular do curso, composta por trabalhos aplicados às atividades industriais, garante o bom desempenho dos alunos em seus respectivos estágios.

PERFIL

O perfil do egresso em Engenheira Mecânica é o de um profissional com formação generalista, que atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e de elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, o profissional coordena e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. O Engenheiro Mecânico também poderá coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, e aos impactos ambientais, além de aplicar os conhecimentos fundamentais, científicos, tecnológicos e instrumentais da Engenharia. 

Link Curto