Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Humanas / Serviço Social
Serviço Social
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2018: noite/60

Ano de Reconhecimento: desde 1983

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 362/16 de 05/11/2016

Com disciplinas específicas e com professores com experiência de mercado, o curso de Serviço Social da UNITAU forma profissionais capacitados para gerir políticas sociais em instituições públicas e instituições privadas e para desenvolver pesquisas em temáticas ligadas à área. Com excelente avaliação externa, o curso está entre os melhores do País. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Os alunos participam de oficinas temáticas e de núcleos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizam estudos e debates sobre questões ligadas ao exercício da profissão, como desigualdades sociais, envelhecimento da população e desemprego.

PRÁTICA

No projeto Observatório Socioambiental, os estudantes desenvolvem ações que incentivam a geração de renda em comunidades carentes por meio de atividades ecologicamente sustentáveis. Já no projeto Assessoria e Supervisão às Prefeituras do Vale do Paraíba, é feito um trabalho de mapeamento socioterritorial para implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

PERFIL

O profissional do Serviço Social deve estar apto para atuar nas diversificadas expressões da questão social, comprometido com a construção e o exercício pleno da cidadania, sendo capaz de analisar e interpretar a realidade social. Na rotina do profissional estão atividades, como formular, implantar, executar e avaliar propostas de enfrentamento a questão social, favorecendo a inserção da população usuária do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. A atuação do Assistente Social, nas expressões da questão social, concretiza-se por meio do conhecimento e da capacidade de organizar e realizar o atendimento direto a população usuária dos serviços sociais, prestar assessoria e consultoria as áreas publica e privada, no planejamento, gestão e execução de serviços sociais, além de pesquisar e propor a criação de serviços sociais para o tratamento de questões de pobreza, de violência urbana, de violência doméstica, de conflitos de natureza geracional, étnica e de gênero, de processos de exclusão e de dificuldade de acesso aos serviços próprios das políticas sociais (Assistência Social, Previdência Social, Saúde, Educação, Habitação, Cultura, Esportes e Lazer). A formação do profissional para a intervenção exige o domínio de conteúdos teórico metodológicos e de instrumentos e de técnicas profissionais capazes de garantir a operacionalidade das ações.

Link Curto