Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Exatas / Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura e Urbanismo
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA
Foto: Acom/UNITAU

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 10 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2019: integral/90

Ano de Reconhecimento: desde 1982

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 307/15 de 17/07/15

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU busca formar profissionais que atendam às diversas áreas do mercado de trabalho atual, cada vez mais preocupado com as questões ambientais. Com mais de 96% de mestres e doutores, a grade curricular possibilita ao aluno participar desde a elaboração e construção de empreendimentos até o planejamento de uma região, bairro ou cidade, por meio do plano diretor e do zoneamento, que vão direcionar o crescimento do local. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Durante o curso, o aluno tem a possibilidade de participar de dois núcleos de pesquisa reconhecidos na região: o Núcleo de Habitação e Desenvolvimento Humano (NHDU), em que são desenvolvidos estudos nas áreas de questão habitacional e urbana, e o Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC), em que o aluno participa de discussões e da elaboração de projetos de restauração de importantes prédios históricos.

PRÁTICA

Por meio de atividades extracurriculares, os alunos têm a possibilidade de vivenciar o mercado de trabalho ao longo de todo o curso. Em 2010, por exemplo, os alunos participaram de ações de reestruturação do município de São Luiz do Paraitinga, após as enchentes causadas pelas fortes chuvas.

PERFIL

O curso capacita o aluno para o exercício da profissão de arquiteto urbanista, que organiza os espaços naturais e construídos que compõem a paisagem da cidade e seu território considerando sua inserção regional, com ênfase na sustentabilidade ambiental e na mobilidade urbana, visando o desenvolvimento técnico atrelado a qualidade de vida da população. O objetivo básico do curso é formar um profissional instrumentalizado que, por meio de uma leitura das relações sociais, culturais, econômicas, tecnológicas, ambientais, éticas e estéticas, saiba intervir no ambiente urbano, como arquiteto e urbanista, e, desse modo, responder adequadamente as necessidades de abrigo do homem e, consequentemente, da sociedade. Além disso, o profissional deve ser investigativo e sempre atento a inúmeras questões contemporâneas diretamente ligadas ao exercício profissional, desde a busca do uso de novos materiais e alternativas construtivas, até a preocupação com a sustentabilidade ambiental, o respeito e a qualidade de vida. Desse modo, procura-se atender as recomendações das diretrizes curriculares para os cursos superiores de graduação da UNITAU nos seguintes aspectos: ser reflexivo, capaz de pensar de forma dialética e de orientar-se ao mesmo tempo, intuitivamente; ser participativo na tomada de decisões; ser capaz de empenhar-se em seu autoconhecimento; ser capaz de agir segundo princípios éticos diante das demandas da realidade; estar consciente da necessidade de educação continuada.

Link Curto