Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Humanas / Geografia
Geografia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS
Foto: Leonardo Oliveira

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 6 semestres

Grau Acadêmico: licenciatura*/ bacharelado**

Nota Enade: 4*/5**

Período/Vagas para 2017: noite/40

Ano de Reconhecimento: desde 2002

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 237/17 de 23/05/17

O curso tem como objetivo desenvolver a formação científica e crítica do profissional que irá atuar na área de ensino e pesquisa, podendo exercer atividades no campo acadêmico, serviços de consultoria, de planejamento e de levantamento de dados físicos, humanos e sociais. A graduação também proporciona sólida fundamentação teórica e prática, promovendo formação humanística e técnica, para que o futuro profissional possa atuar com eficiência nas áreas de educação, de planejamento e de consultoria, e em atividades de pesquisa. Confira o Projeto Pedagógicodo curso aqui.

TEORIA

Desde o primeiro semestre, os estudantes podem participar de diversos grupos de pesquisa, dentre eles o Sistema Informacional de Pesquisa e Estatística (SIPE), em que desenvolvem pesquisas de campo sobre temas relevantes na área social, como aborto, eleições e características dos romeiros nas cidades religiosas da região.

PRÁTICA

No projeto Observação e Reconhecimento da Paisagem, os estudantes, sob a supervisão de professores, visitam diferentes biomas e têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em algumas áreas, como a de recursos hídricos e a dos impactos ambientais, e de conhecer diferentes paisagens da geografia brasileira.

PERFIL

O profissional da área de Geografia deve apresentar amplo conhecimento político, econômico e social e ter uma visão concreta das relações do homem com o meio físico. O profissional poderá realizar reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico, além de estudos gerais e especiais na área de Geografia, como reconhecimento de regiões, de recursos naturais, de manejo de bacias hidrográficas, de ecossistemas, de planejamento territorial, urbano e rural, de sistemas de informações geográficas e de estudos ambientais. 

Link Curto