Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Humanas / História
História
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS
Foto: Leonardo Oliveira

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 6 semestres

Grau Acadêmico: licenciatura

Período/Vagas para 2018: noite/60

Ano de Reconhecimento: desde 1963

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 281/17 de 08/06/1

O curso de História da UNITAU prepara licenciandos em História, que podem atuar não apenas como professores, mas também como coordenadores, supervisores ou diretores em escolas da rede regular de ensino público e privado da região. Com o reconhecimento da profissão de Historiador, abrem-se novas perspectivas para o curso, cujos alunos, se já atuavam em funções afins a essa, em organizações e instituições da região, agora tem outras áreas de trabalho reconhecidas. O curso tem como objetivos promover uma sólida formação científica e crítica ao profissional que irá atuar na área de ensino e incentivar a pesquisa no campo da História, principalmente sobre as temáticas contemporâneas, de acordo com as várias linguagens dos agentes sociais. O curso cria situações para estudo e para análise dos aspectos humanistas da disciplina, em detrimento de uma visão utilitária e tecnicista. A graduação também foca vários aspectos que possibilitam a articulação entre a macro-história e a singularidade dos acontecimentos que compõem a micro-história, para compreensão do processo histórico. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Atividades e eventos pedagógicos, como, por exemplo, o Simpósio de História do Vale do Paraíba e a Semana da História, incentivam os estudantes a debaterem e a refletirem sobre importantes acontecimentos socioeconômicos da região e do país, por meio de palestras, minicursos e exibição de filmes.

PRÁTICA

Os alunos participam de viagens a museus e a cidades históricas para enriquecer o aprendizado. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), também realiza projetos que contribuem para uma melhor compreensão da realidade local e nacional.

PERFIL

O profissional de História será portador de ampla visão do processo histórico e competente, capaz de colaborar na análise dos fatos contemporâneos e no estudo de problemas ambientais e de minorias sociais. O profissional licenciado em História será ainda capaz de: compreender e avaliar o processo de transformação da sociedade humana mediante uma ampla formação global; conhecer as ciências humanas para produzir novas formas de avaliação no campo da pesquisa e interpretação de dados históricos; identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas no seu “lugar-mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornam concreta a realidade e apresentar amplo conhecimento político, econômico e social da civilização humana. Deve também possuir uma visão concreta das relações do homem com o meio físico. No Ensino Fundamental e Médio, da rede pública ou particular, o profissional de História pode atuar como professor, além de trabalhar em Secretarias de Cultura ou em instituições congêneres, tais como: arquivos, museus, centros de documentação e bibliotecas, e ainda, como assessor em empresas e veículos de comunicação e no resgate e registro de informações históricas na área editorial. O profissional poderá ser pesquisador ou consultor em instituições públicas ou privadas, assim como para clientes individuais, e terá oportunidade de lecionar em instituições que requeiram domínio de conteúdo e experiência na área, inclusive no Ensino Superior, mediante curso de pós-graduação. No desenvolvimento dessas atividades, estará sempre consciente de seu papel social e histórico.

Link Curto