Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Biociências / Medicina
Medicina
DEPARTAMENTO DE MEDICINA

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 12 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas: Integral/80

Ano de Reconhecimento: desde 1973

A UNITAU oferece o único curso de Medicina do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com início em 1967. Os seis anos de formação acadêmica são pautados pela produção científica e pela concepção humana do exercício da medicina. O foco de estudos vai desde atividades de prevenção até ao diagnóstico precoce de doenças.

TEORIA

Anualmente, ocorre o Congresso Médico Universitário Acadêmico de Taubaté (Comut), organizado pelos alunos do Departamento de Medicina da Universidade, sendo este o primeiro congresso nessa modalidade do estado de São Paulo. Outros projetos de extensão e disciplinas optativas aproximam o aluno da vivência médica por meio da discussão de temas atuais da área, que cumprem ainda a missão de integrar a comunidade acadêmica aos profissionais atuantes do mercado.

PRÁTICA

Mais de seis mil horas de disciplinas com atividades práticas colocam o aluno em contato com sua futura rotina de trabalho. Para tanto, um Hospital Universitário e dez laboratórios fornecem a estrutura completa para um aprendizado técnico e humanizado, além de convênios com hospitais e com prefeituras para realização de práticas específicas, aproximando o aluno de Medicina da comunidade. A residência médica pode ser feita nas quatro grandes áreas da graduação: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, além de especialidades como Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Neurologia e Urologia. Para os cursos de aperfeiçoamento, as opções são: Dermatologia, Pediatria, Oftalmologia e Ortopedia.

PERFIL

O médico recém-formado na UNITAU estará preparado para: percorrer o caminho da ética e do profissionalismo; conhecer as áreas básicas da medicina e estar preparado para o exercício da profissão médica, como generalista, bem como para o ingresso na residência médica, a fim de realizar uma especialização; ter uma visão geral da Medicina, estando capacitado a prestar o atendimento primário, ter uma visão do secundário e terciário e prestar atendimento básico de urgência e emergência; ter competência e habilidade para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; atuar na área preventiva e curativa nos níveis ambulatorial, em clínicas e hospitais e em consultório particular, visando à atuação efetiva junto à população; ter a vivência de uma prática apoiada nas diretrizes do SUS, com ênfase na humanização do atendimento como alternativa ao modelo de especialização precoce; ser capacitado a dar continuidade ao seu aprendizado durante o decorrer de sua vida profissional.

Link Curto